Como estudar Estatística

ProfessorGuru.com.br - Todos os direitos reservados - 2018

site seguro ssl
Hospedagem Professor Guru - One.com
logotipo professor guru

ESTATÍSTICA - PROBABILIDADE - DICAS DE ESTUDO - VÍDEO AULAS

TUTORIAIS PHOTOSHOP - CURSOS PARA PROFESSORES

Inscrever-se no Facebook - Professor Guru
Assinar canal Professor Guru no Youtube
Assinar canal Professor Guru no Youtube
Assinar canal Professor Guru no Youtube
Assinar canal Professor Guru no Youtube

Dicas de estudo: como estudar Estatística?

Caro(a) aluno(a),

 

Ao longo de todo o curso que ministro, costumo orientar os estudantes em COMO estudar Matemática, mais especificamente, Estatística. Alguns alunos seguem minhas orientações logo de início. Outros, demoram um tempo maior para “aprender” a estudar. Digo “aprender”, pois muitas vezes o método de estudo que funciona bem em determinada disciplina não fornece bons resultados em outra. Um exemplo: muitas pessoas têm facilidade em estudar disciplinas de humanas: basta prestar atenção nas aulas e ler um resumo que obtêm ótimos resultados nas provas. Porém, isso não funciona na Estatística!

 

Por isso, vou passar algumas orientações que garanto que funcionarão. Funcionaram comigo na época em que era estudante. Funcionaram com aqueles alunos que seguiram estas orientações. Funcionará com você também!

 

Inicialmente, vale a pena destacar e enfatizar que a Estatística é uma disciplina totalmente CUMULATIVA. Ou seja, muitas vezes, nas últimas aulas do curso, estaremos retomando conceitos que foram ensinados nas primeiras aulas. Então, siga estas orientações:

 

1) Não falte às aulas!

Seja assíduo, visto que se faltar, possivelmente terá dificuldades em acompanhar o conteúdo das aulas seguintes, e de todo o resto do curso! Lembre-se: estar presente não é sinônimo de bom desempenho. Participe das aulas, não necessariamente falando, mas prestando atenção!

 

2) Anote tudo

Anote tudo que for dado em lousa, seja teoria ou um exercício. Alguns alunos dão a famosa desculpa: “ou eu copio, ou eu presto atenção”. Muito bem, como já disse, isso é desculpa! É muito importante copiar o que está na lousa, pois só assim você terá um material de consulta. Tente conciliar as coisas: preste atenção nas palavras do professor enquanto copia. Lembre-se: copiar não é ficar enfeitando o caderno! Acho muito bom cadernos organizados e coloridos, mas, se preciso, copie tudo sem muito capricho e depois passe a limpo suas anotações. O importante é que tenha, após a aula, anotado tudo que foi dado em lousa.

 

3) Copie o conteúdo perdido

Caso precise, de fato, faltar à alguma aula, procure ler e estudar o que foi dado na(s) aula(s) que perdeu, além de, é claro, COPIAR tudo que foi passado em lousa de algum colega.

 

4) Refaça os exemplos

Alguns alunos pensam que exercício feito em lousa é apenas para exemplificar a matéria e, por isso, não se preocupam em refazer esses exercícios. Querem, logo após a aula, pegar os exercícios que ainda não foram resolvidos e tentar fazê-los. ERRADO! O primeiro passo para assimilar um conteúdo novo é REFAZER OS EXERCÍCIOS RESOLVIDOS EM LOUSA, tentando entender o passo a passo da resolução. Feito isso, passe para a resolução dos exercícios propostos.

 

5) Consulte, consulte e consulte!

Consulte sempre! O único momento em que você não poderá consultar suas anotações é durante a prova. Enquanto estiver em sala de aula, ou fora dela fazendo exercícios, procure consultar e se basear em exemplos resolvidos. Esses exemplos irão lhe ajudar muito em algumas situações.

 

6) Faça exercícios

Faça os exercícios da apostila ou livro. Muitas vezes, por questões de tempo, fica inviável fazer todos os exercícios da apostila/livro (embora isso seja o ideal). Ao menos, refaça os exemplos dados em aula e faça alguns exercícios da apostila/livro. Essa será a única maneira de aprender o conteúdo. Não adianta prestar atenção durante a aula e copiar tudo que for passado em lousa. A assimilação só ocorrerá quando você fizer, sozinho, alguns exercícios.

 

7) Não estude na última hora

Não deixe para estudar na última hora!!! Possivelmente você escuta isso desde criança. Mas, agora, leve isto à risca! O conteúdo é bastante extenso. Você não conseguirá assimilar todo esse conteúdo se estudar apenas uma semana antes da prova! Assim, procure reservar um horário por semana para estudar Estatística. Vá fazendo os exercícios da aula e da apostila lentamente, de acordo com as orientações dadas pelo professor em sala de aula. Estude sempre e não apenas nas vésperas de provas!

 

 

Acredite!

Seguindo estas orientações, garanto a você que conseguirá aprender Estatística mais fácil do que você imagina. Alunos meus que seguiram, foram aprovados com tranquilidade. Se você acha que é muita coisa para ser feita, ou se você acha que o SEU método de estudo é relativamente bom, ok! Mas... que tal mudar? Que tal você, ao menos, TENTAR seguir as orientações aqui citadas? Acho que valerá a pena!

 

 

Sucesso nos estudos!

 

 

Prof. Conrad

 

Página inicial
Menu