O que é Estatística, População e Amostra

ProfessorGuru.com.br - Todos os direitos reservados - 2018

site seguro ssl
Hospedagem Professor Guru - One.com
logotipo professor guru

ESTATÍSTICA - PROBABILIDADE - DICAS DE ESTUDO - VÍDEO AULAS

TUTORIAIS PHOTOSHOP - CURSOS PARA PROFESSORES

Inscrever-se no Facebook - Professor Guru
Assinar canal Professor Guru no Youtube
Assinar canal Professor Guru no Youtube
Assinar canal Professor Guru no Youtube
Assinar canal Professor Guru no Youtube

O que é a Estatística? População e Amostra

Toda pesquisa ou trabalho científico, nas mais variadas áreas, como sociologia, saúde, psicologia, etc., de um modo bem geral, em alguma fase de seu desenvolvimento, se depara com situações que envolvem uma grande quantidade de dados relevantes ao objeto de estudo. Esses dados têm que ser trabalhados e transformados em informações, para que possam ser comparados com outros resultados, ou ainda para julgar sua adequação a alguma teoria. Para isto se recorre a técnicas desenvolvidas com a finalidade de auxiliar a análise dessas informações.

 

A utilização dessas técnicas, destinadas à análise de situações complexas ou não, tem aumentado e faz parte do nosso cotidiano. Jornais, revistas técnicas artigos, etc., publicam frequentemente tabelas, gráficos, porcentagens e outros dispositivos destinados a complementar a apresentação de um fato ou justificar um argumento.

 

A ciência que se dedica a esse trabalho é a Estatística.

 

Definição de Estatística

 

Estatística é o conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área do conhecimento.

 

No passado, tratar uma grande massa de números era tarefa custosa e cansativa, que exigia horas de trabalho. Recentemente, no entanto, grande quantidade de informações pode ser analisada rapidamente com um computador pessoal e programas adequados. Desta forma, o computador contribui, positivamente, na difusão e uso de métodos estatísticos. Por outro lado, o computador possibilita uma automação que pode levar um indivíduo sem preparo específico a utilizar técnicas inadequadas para resolver um dado problema. Assim, é necessário a compreensão dos conceitos básicos da Estatística, bem como as suposições necessárias para o seu uso de forma criteriosa.

 

Quando se aborda uma problemática envolvendo métodos estatísticos, deve-se planejar a experiência que nos vai permitir recolher os dados, de modo que, posteriormente, se possa extrair o máximo de informações relevantes para o problema em estudo, ou seja, para a população de onde os dados provêm. Quando de posse dos dados, procura-se agrupá-los e reduzi-los sob forma de amostra.

Seguidamente o objetivo do estudo estatístico pode ser o de estimar uma quantidade ou testar uma hipótese. Utilizamos então técnicas estatísticas convenientes que vão permitir tirar conclusões acerca da população, baseando-se numa pequena amostra, dando-nos ainda uma medida do erro cometido.

 

Ao se estudar as características de uma população, o ideal seria investigar todos os elementos dessa população. Porém, na grande maioria dos casos, é inviável estudar a população em virtude de distâncias, custo, tempo, logística, entre outros motivos. A alternativa praticada nestes casos é o trabalho com uma amostra confiável.

 

População

Geralmente é representada por N. Correposnde ao conjunto de todos os elementos relativos a um determinado fenômeno que possuem pelo menos uma característica em comum, a população é o conjunto Universo.

 

Em outras palavras, é o conjunto de todos os indivíduos ou objetos que fazem ou que podem fazer parte de um estudo ou pesquisa.

 

Amostra

Geralmente é representada por n.É um subconjunto da população. A amostra deve ser selecionada seguindo certas regras e deve ser representativa, de modo que ela represente todas as características da população como se fosse uma fotografia desta.

 

Em outras palavras, são os elementos da população estatística que serão analizados, entrevistados ou pesquisados.

 

População Estatística x População Geográfica

Na maioria das vezes, a população Estatística não coincide com a população Geográfica. Por exemplo: se quisermos realziar uma pesquisa para saber a intenção de voto para presidente da república, a nossa população estatística corresponde a todos os brasileiros? A resposta é NÃO! A população Estatística corresponde a todos os brasileiros que são eleitores. Ou seja, pessoas com menos de 16 anso, por exemplo, não fazem parte da população Estatística (embora pertençam à população Geográfica).

Numa análise estatística distinguem-se essencialmente duas etapas:

 

Etapa 1: Estatística Descritiva

Procura-se descrever e resumir dados, afim de que se possam tirar conclusões a respeito das características de interesse.

 

Exemplos de características de interesse: idade, sexo, peso.

 

Exemplos de técnicas descritivas: gráficos, tabelas de frequência, parâmetros associados às frequências, tais como médias, variâncias, etc.

 

Etapa 2: Inferência Estatística ou Estatística Indutiva

Conhecidas certas propriedades (obtidas a partir de uma análise descritiva de uma amostra), expressas por meio de proposições, imaginam-se proposições mais gerais (extrapolação), que exprimam conclusões para toda a população.

 

Essas duas etapas estão intimamente relacionadas aos conceitos de População e Amostra.

 

 

população amostra e amostragem
Página inicial
Menu
video aula
download dos slides