Professor Guru - logo

EBOOK gratuito: CMYK, RGB, PPI e DPI na prática

Aprenda de modo claro e simples as diferenças entre CMYK, RGB, PPI e DPI. Ebook ideal para aqueles que trabalham com imagens para internet e imagens para materiais impressos

Conrad Elber Pinheiro
Professor Guru
Atualizado em 06/08/2023

CMYK, RGB, PPI e DPI

Você sabe o que significam as siglas CMYK, RGB, PPI e DPI?
Sabia que é aconselhável conhecer esses conceitos quando usamos softwares como o Photoshop?
Sabe quando usar um arquivo no padrão CMYK e quando usar RGB?
 
Se você respondeu "NÃO" em uma dessas perguntas, esse EBOOK É PARA VOCÊ!

Confira, a seguir, algumas definições e conceitos explicados de forma clara e simples nesse ebook.

CMYK

É o sistema de cores para impressão gráfica. A sigla CMYK é a aabreviação de Cyan, Magenta, Yellow e BlacK (ciano, magenta, amarelo e preto). É o sistema usado nas impressoras "caseiras" e gráficas. Em outras palavras, podemos associar o sistema CMYK à tintas, sejam de impressoras ou tintas para pintar quadros e paredes. Toda e qualquer impressão colorida está baseada na mistura dessas 4 cores: ciano, magenta, amarelo e preto. 

Um fato interessante: se misturarmos as 3 cores primárias ciano (que é um azul claro), magenta (um tipo de rosa) e amarelo, de acordo com as proporções, obteremos tons de cinza até chegarmos ao preto.

A figura a seguir ilustra a mistura dessas 3 cores primárias resultando em tons de cinza:

CMYK: mistura de amarelo, ciano e magenta resulta em tons de cinza

RGB

É o sistema de cores baseado na luz (mistura de cores desde que sejam obtidas pela luz). A sigla RGB é a abreviação de Red, Green e Blue (vermelho, verde e azul). É o sistema de cores utilizado em televisores, monitores, tablets e smartphones. O sistema RGB está associado à luz, diferentemente do CMYK que está associado à pigmentação.

No RGB, a mistura das 3 cores primárias (vermelho, verde e azul), gera todo o universo de cores que conhecemos e vemos através de telas. Nas devidas proporções, a mistura dessas 3 cores irá gerar o branco. Resumidamente, de acordo com os princípios físicos da luz, a mistura de todas as cores resulta no branco. Já a ausência de cores, e, portanto, a ausência de luz, resulta no preto.

A imagem a seguir ilustra as 3 cores projetadas em uma parede. Note que a mistura delas, ao centro, é o branco:

RGB: mistura das cores primárias vermelho, verde e azul resultam no branco

PPI x DPI

São siglas que se referem à resolução da imagem. De modo simples, quanto maior a resolução, mais detalhes possui a imagem. O padrão adotado por muitas pessoas é usar 72 PPI para trabalhos cujo objetivo seja exibir nas telas. Pode ser uma foto de um site ou até mesmo um vídeo. Se for trabalhar com impressão, o ideal é que o trabalho seja feito em 300 PPI.

No nosso cotidiano, são poucas as pessoas que sabem desse fato ou que se preocupam em realizar a correta configuração de um arquivo para a impressão, ou seja, criá-lo com 300 PPI. Em impressões caseiras e pequenas (tamanho de uma folha sulfite A4), quase ninguém notará grandes diferenças. Porém, em impressões profissionais (realizadas em gráficas) e, em especial, em tamanhos grandes, a difirença será muito grande. Em outras palavras: se você criar um arquivo com 72 PPI contendo fotos e imagens e enviar para imprimir, por exemplo, um banner em uma gráfica, facilmente notará que as suas imagens e fotos parecem estar com pouca definição, dando a sensação de estarem borradas.

Para compreender melhor, observe a imagem abaixo em que um círculo foi desenhado em 3 resoluções diferentes (10 PPI, 20 PPI e 40 PPI):

3 circulos traçado com resoluções diferentes: 10 PPI, 20 PPI e 40 PPI

Note que o círculo feito com resulação de 10 PPI parece estranho, mal formado ou até borrado. Já o círculo, de mesmo tamanho, traçado em 40 PPI parece bem mais definido. Fazendo uma analogia, essa seria a diferença de uma impressão feita a partir de um arquivo configurado com 72 PPI e um com 300 PPI.

EBOOK gratuito: CMYK, RGB, PPI e DPI na prática

capa do ebook gratuito: CMYK, RGB, PPI e DPI na prática

Neste ebook você vai compreender, de modo fácil e didático, as diferenças básicas entre CMYK e RGB e sobre a resolução de uma imagem. E por que isso é importante? Toda vez que você for fazer um documento, por exemplo, no Photoshop, você precisa configurar corretamente o sistema de cores e a resolução. Tudo isso depende, de forma simplificada, se você pretende usar o documento na internet ou se pretende imprimir.
 
Você verá diversos exemplos práticos e ilustrados para entender todas as diferenças.
 
Mesmo que você nunca tenha tido contato com essas terminologias, conseguirá entender quando utilizar o sistema CMYK, quando usar o RGB e quais as diferenças práticas entre eles.
 
Entenderá o que muda na tela do seu monitor e o que ocorre na hora de imprimir se você trabalhar com uma resolução de imagem de 72 PPI versus 300 PPI (e, consequentemente, 72 DPI versus 300 DPI).

Para baixar o ebook gratuitamente, basta clicar no botão abaixo:

 Baixe Agora o ebook

 Você também pode se interessar por:

Curso Microsoft Publisher

CURSO COMPLETO de Microsoft Publisher, totalmente ONLINE e em VÍDEO AULAS didáticas com exemplos práticos. Domine 100% dos recursos do Microsoft Publisher e torne-se um expert!

Socrative - Curso Completo Grátis

Aprenda a usar o Socrative: um aplicativo gratuito voltado para utilização em sala de aula utilizando metodologias ativas

Curso Photoshop do Zero

CURSO COMPLETO de PHOTOSHOP em VÍDEO AULAS, ideal para iniciantes e para quem nunca utilizou o Photshop