Professor Guru - logo

Introdução à Probabilidade - Lista de Exercícios

Lista de Exercícios sobre Espaço amostral, eventos, cálculos de probabilidades, probabilidade de um evento complementar, probabilidade da união de dois eventos

Conrad Elber Pinheiro
Professor Guru
Atualizado em 28/07/2023

Conteúdo da página

Lista de Exercícios
Respostas dos Exercícios

Introdução à Probabilidade - Teoria e Exemplos Resolvidos

Para acessar a página contendo a parte teórica com exemplos resolvidos sobre Introdução à Probabilidade, clique no botão.

IR PARA TEORIA E EXEMPLOS

Apostila sobre Introdução à Probabilidade

Ao final desta página, você pode fazer o download gratuito da apostila sobre Introdução à Probabilidade em formato PDF.

Playlist no YouTube

Clique aqui para assistir a playlist com os conteúdos desta página no YouTube 

Lista de Exercícios

1) Lança-se um dado ao acaso. Determine a probabilidade de se obter na face superior:

a) o número 2;

b) um número maior que 4;

c) um múltiplo de 3;

d) um divisor de 20;

e) um número ímpar;

f) um número par;

g) um número primo;

h) um número maior ou igual a 6;

i) um número maior que 6.


2) Um baralho tem 52 cartas, das quais 4 são reis e 4 são valetes. Retira-se uma carta ao acaso. Determine a probabilidade de:

a) de ser retirado um rei

b) não ser retirado um valete


3) Escolhido ao acaso um elemento do conjunto dos divisores de 30, determine a probabilidade de que ele seja primo.

4) (Unesp-SP) João lança um dado sem que Antônio veja. João diz que o número mostrado pelo dado é par. A probabilidade de Antônio descobrir esse número é:

a) 1/2    b) 1/6    c) 4/6    d) 1/3    e) 3/36

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

5) Determine a probabilidade de se obterem os eventos a seguir, no lançamento simultâneo de 2 dados, observadas as faces voltadas para cima.

a) números iguais;

b) números diferentes;

c) números cuja soma é igual a 5;

d) números cujo produto é par;

e) números cuja soma é ímpar;

f) números cuja soma é menor que 12;

g) números cuja soma é maior que 12;

h) números primos nos 2 dados.


6) Uma urna contém 30 bolinhas numeradas de 1 a 30. Retirando-se ao acaso uma bolinha da urna, qual a probabilidade de essa bolinha ter um número múltiplo de 4 ou de 3?


7) A probabilidade de um cavalo vencer três ou menos corridas é de 58%; a probabilidade de ele vencer três ou mais corridas é de 71%. Qual é a probabilidade de o cavalo vencer exatamente três corridas?


8) Num dominó (28 peças),qual é a probabilidade de, escolhendo uma peça ao acaso, retiramos uma que tenha repetição de números (0-0, 1-1, ......, 6-6)?

9) (FGV-SP) Uma fatia de pão com manteiga pode cair no chão de duas maneiras apenas:

  • com a manteiga para cima (evento A);
  • com a manteiga para baixo (evento B).

Uma possível distribuição de probabilidade para esses eventos é:

a) P(A) = P(B) = 3/7             

b) P(A) = 0 e P(B) = 5/7                

c) P(A) = –0,3 e P(B) = 1,3

d) P(A) = 0,4 e P(B) = 0,6                 

e) P(A) = 6/7 e P(B) = 0

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

10) Numa cidade com 1000 eleitores vai haver uma eleição com dois candidatos, A e B. É feita uma prévia em que os 1000 eleitores são consultados, sendo que 510 já se decidiram, definitivamente, por A. Qual é a probabilidade de que A ganhe a eleição?


11) Sabendo-se que a probabilidade de que um animal adquira certa enfermidade, no decurso de cada mês, é igual a 30%, a probabilidade de que um animal sadio venha a contrair a doença só no 3° mês é igual a:

a) 21%

b) 49%

c) 6,3%

d) 14,7%

e) 26%

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

12) (VUNESP) A eficácia de um teste de laboratório para checar certa doença nas pessoas que comprovadamente têm essa doença é de 90%. Esse mesmo teste, porém, produz um falso-positivo (acusa positivo em quem não tem comprovadamente a doença) da ordem de 1%. Em um grupo populacional em que a incidência dessa doença é de 0,5%, seleciona-se uma pessoa ao acaso para fazer o teste. Qual a probabilidade de que o resultado desse teste venha a ser positivo?

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

13) Jogando 3 dados simultaneamente, qual a probabilidade de se obter soma menor ou igual a 4 ?


14) Seja Ω = {a, b, c, d} o espaço amostral de um experimento aleatório. Consideremos a seguinte distribuição de probabilidades: 

P(a) = 1/8, P(b) = 1/8, P(c) = 1/4, P(d) = x. Determine o valor de x.


15) Dos 100 alunos de uma turma, 40 gostam de Álgebra, 30 gostam de Geometria, 10 gostam de Álgebra e Geometria, e há os que não gostam de Álgebra nem de Geometria. Um aluno é escolhido ao acaso. Qual a probabilidade de ele gostar de:

a) Álgebra?

b) Geometria?

c) Álgebra e Geometria?

d) Álgebra ou Geometria?


16) Uma urna contém 3 bolas numeradas de 1 a 3 e outra urna com 5 bolas numeradas de 1 a 5. Ao retirar-se aleatoriamente uma bola de cada uma, a probabilidade de a soma dos pontos ser maior do que 4 é:

a) 3/5

b) 2/5

c) 1/2

d) 1/3

e) 2/3


17) Em uma caixa há 4 bolas verdes, 4 azuis, 4 vermelhas e 4 brancas. Se tirarmos sem reposição 4 bolas desta caixa, uma a uma, qual a probabilidade de tirarmos nesta ordem bolas nas cores verde, azul, vermelha e branca?


18) (UFSCar-SP) Uma urna tem 10 bolas idênticas, numeradas de 1 a 10. Se retirarmos uma bola da urna, determine a probabilidade de não obtermos a bola número 7.

19) (FGV-SP) Uma urna contém 50 bolinhas numeradas de 1 a 50. Sorteando-se uma bolinha, determine a probabilidade de que o número observado seja múltiplo de 8.


20) (F. Objetivo-SP) Um dado honesto tem suas faces numeradas de 1 a 6. Joga-se este dado duas vezes consecutivas. Determine a probabilidade de obter um número par no primeiro lançamento e um número maior ou igual a 5 no segundo lançamento.


21) (CESGRANRIO-RJ) Dois dados são lançados sobre uma mesa. Determine a probabilidade de ambos dados mostrarem, na face superior, números ímpares.


22) De um grupo de 200 pessoas, 160 têm fator Rh positivo, 100 têm sangue tipo O e 80 têm fator Rh positivo e sangue tipo O. Se uma dessas pessoas for selecionada ao acaso, qual a probabilidade de:

a) seu sangue ter fator Rh positivo?

b) seu sangue não ser tipo O?

c) seu sangue ter fator Rh positivo ou ser tipo O?


23) Uma moeda é viciada de tal modo que sair cara é duas vezes mais provável do que sair coroa. Calcule a probabilidade de:

a) ocorrer cara no lançamento dessa moeda;

b) ocorrer coroa no lançamento dessa moeda.


24) Os jogadores A, B, C e D disputam um torneio onde A e B têm “chances” iguais, C e D também têm “chances” iguais, mas A tem o dobro das “chances” de C. Qual a probabilidade de B vencer? Qual a probabilidade de D vencer?

25) (UFR-RJ) Os cavalos X, Y e Z disputam uma prova ao final da qual não poderá ocorrer empate. Sabe-se que a probabilidade de X vencer é igual ao dobro da probabilidade de Y vencer. Da mesma forma, a probabilidade de Y vencer é igual ao dobro da probabilidade de Z vencer. Calcule a probabilidade de:

a) X vencer;

b) Y vencer;

c) Z vencer.


26) (UF-PI) No lançamento de um dado vicioso, as faces diferentes de 5 ocorrem com probabilidade p, enquanto a face 5 ocorre com a probabilidade 3p. Assim sendo, determine o valor de p.


27) No lançamento de uma moeda defeituosa, qual a probabilidade de sair cara, sabendo-se que esta é o sêxtuplo da probabilidade de sair coroa?


28) Três carros, A, B e C, participam de uma corrida. A tem duas vezes mais probabilidades de ganhar que B e B tem três vezes mais probabilidades de ganhar que C. Determine as probabilidades de vitória de cada carro.


29) Lança-se um dado viciado, de forma que cada número par sai o triplo de vezes que cada número ímpar.

a) qual a probabilidade de ocorrer um número ímpar? E um número par?

b) Qual a probabilidade de ocorrer um número menor que 4?

c) Qual a probabilidade de que saia um número múltiplo de 2 ou 3?


30) Três corredores, A, B e C, participam de uma competição. A e B têm a mesma probabilidade de vencer e cada um tem quatro vezes mais probabilidades de vencer do que C. Calcule P(A), P(B) e P(C).

31) Uma urna I tem 3 bolas vermelhas e 4 pretas. Outra urna II tem 6 bolas vermelhas e 2 pretas. Uma urna é escolhida ao acaso e dela é escolhida uma bola também ao acaso. Qual a probabilidade de observarmos:

a) urna I e bola vermelha?

b) urna I e bola preta?

c) urna II e bola vermelha?

d) urna II e bola preta?

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

32) Uma urna tem 8 bolas vermelhas, 3 brancas e 4 pretas. Uma bola é escolhida ao acaso e, sem reposição desta, outra é escolhida, também ao acaso. Qual a probabilidade de:

a) a 1a bola ser vermelha e a 2a branca?

b) a 1a bola ser branca e a 2a vermelha?

c) a 1a e a 2a serem vermelhas?

d) saírem uma bola vermelha e uma bola branca?

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

33) A urna I tem 3 bolas vermelhas e 4 brancas, a urna II tem 2 bolas vermelhas e 6 brancas e a urna III tem 5 bolas vermelhas, 2 brancas e 3 amarelas. Uma urna é selecionada ao acaso e dela é extraída uma bola, também ao acaso. Qual a probabilidade de a bola ser:

a) vermelha?

b) branca?

c) amarela?


34) Em um lote da fábrica A existem 18 peças boas e 2 defeituosas. Em outro lote da fábrica B, existem 24 peças boas e 6 defeituosas, e em outro lote da fábrica C, existem 38 peças boas e 2 defeituosas. Um dos 3 lotes é sorteado ao acaso e dele é extraída uma peça ao acaso. Qual a probabilidade de a peça ser:

a) boa?

b) defeituosa?

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

35) (EU-RJ)

Protéticos e dentistas dizem que a procura por dentes postiços não aumentou. Até declinou um pouquinho. No Brasil, segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), há 1,4 milhão de pessoas sem nenhum dente na boca, e 80% delas já usam dentadura. Assunto encerrado. (Adaptado de: Veja, outubro de 1997)

Considere que a população brasileira seja de 160 milhões de habitantes. Escolhendo ao acaso um desses habitantes, a probabilidade de que ele não possua nenhum dente na boca e use dentadura, de acordo com a ABO, é de:

a) 0,28%

b) 0,56%

c) 0,70%

d) 0,80%


36) (UMC-SP) Escolhendo ao acaso uma pessoa numa certa população, a probabilidade de ela ser surda é de 0,004, a probabilidade de ela ser cega é 0,007 e a probabilidade de ela ser surda e cega é de 0,0006. A probabilidade de ela ser cega ou surda é:

a) 0,0116

b) 0,005

c) 0,011

d) 0,0104

e) 0,0011

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

37) A probabilidade de certo homem sobreviver mais 10 anos, a partir de certa data, é 0,4, e de que sua esposa sobreviva mais 10 anos a partir da mesma  data é 0,5. Qual a probabilidade de:

a) ambos sobreviverem mais 10 anos a partir daquela data?

b) ao menos um deles sobreviver mais 10 anos a partir daquela data?


38) A probabilidade de que um aluno A resolva certo problema é P(A) = 1/2, a de que outro aluno B resolva é P(B) = 1/3 e a de que um terceiro aluno C o resolva é P(C) = 1/4. Qual a probabilidade de que:

a) os três resolvam o problema?

b) ao menos um resolva o problema?


39) Renato tem probabilidade 1/4  de convidar Alice para um passeio num domingo. A probabilidade de que César a convide é 2/5 e a de Olavo é 1/2. Admitindo que cada um deles realize o convite de modo independente, qual a probabilidade de que:

a) os três a convidem para o passeio?

b) nenhum a convide para o passeio?

c) ao menos um a convide para o passeio?

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

40) Em uma escola de idiomas com 2000 alunos, 500 alunos fazem o curso de inglês, 300 fazem o curso de espanhol e 200 cursam ambos os cursos.

a) Selecionando-se um estudante ao acaso, qual a probabilidade de que ele estude inglês ou espanhol?

b) Selecionando-se um estudante do curso de inglês, qual a probabilidade dele também estar cursando o curso de espanhol?


41) As probabilidades de que duas pessoas A e B resolvam um problema de modo independente uma da outra são: P(A) = 1/3  e P(B) = 3/5. Qual a probabilidade de que:

a) ambos resolvam o problema?

b) ao menos um resolva o problema?

c) nenhum resolva o problema?

d) A resolva o problema, mas B não?

e) B resolva o problema, mas A não?


42) Uma moeda não viciada é lançada 10 vezes. Qual a probabilidade de:

a) observarmos 10 caras?

b) observarmos 10 coroas?

c) observarmos 6 caras e 6 coroas?   

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

43) Uma urna contém 20 bolas numeradas de 1 a 20. Retira-se uma bola aleatoriamente. Sejam os eventos:

A: a bola retirada possui um número múltiplo de 2;

B: a bola retirada possui um número múltiplo de 5.

Determine a probabilidade do evento A U B.


44) Uma pesquisa realizada entre 1000 consumidores, registrou que 650 deles trabalham com cartões de crédito da bandeira MasterCard, que 550 trabalham com cartões de crédito da bandeira VISA e que 200 trabalham com cartões de crédito de ambas as bandeiras. Qual a probabilidade de ao escolhermos deste grupo uma pessoa que utiliza a bandeira VISA, ser também um dos consumidores que utilizam cartões de crédito da bandeira MasterCard?


45) Uma urna contém 6 bolas pretas, 2 bolas brancas e 10 amarelas. Uma bola é escolhida ao acaso. Qual a probabilidade de:

a) a bola não ser amarela?

b) a bola ser branca ou preta?

c) a bola não ser branca, nem amarela?


46) Em um circuito elétrico, 3 componentes são ligados em série e trabalham independentemente um do outro. As probabilidades de falharem o 1º, 2º e 3º componentes valem respectivamente p1 = 0,1, p2 = 0,1 e p3 = 0,2. Qual a probabilidade de que não passe corrente pelo circuito?


figura exercício 46

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

47) (Vunesp-SP) Para uma partida de futebol, a probabilidade de o jogador R não ser escalado é 0,2, e a probabilidade de o jogador S ser escalado é 0,7. Sabendo que a escalação de um deles é independente da escalação do outro, determine a probabilidade de dois jogadores serem escalados.


48) (EU-RJ)

figura exercício 48

Suponha haver uma probabilidade de 20% para uma caixa de Microvlar ser falsificada. Em duas caixas, a probabilidade de pelo menos uma delas ser falsa é:

a) 4%                   

b) 16% 

c) 20%  

d) 32% 

e) 36%


49) (U. F. São Carlos-SP) Gustavo e sua irmã Caroline viajaram de férias para cidades distintas. Os pais recomendam que ambos telefonem quando chegarem ao destino. A experiência em férias anteriores mostra que nem sempre Gustavo e Caroline cumprem esse desejo dos pais. A probabilidade de Gustavo telefonar é 0,6 e a probabilidade de Caroline telefonar é 0,8. A probabilidade de pelo menos um dos filhos contatar os pais é:

a) 0,20   

b) 0,48   

c) 0,64   

d) 0,86   

e) 0,92

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

50) (Cesgranrio-RJ) As probabilidades de três jogadores marcarem um gol cobrando um pênalti são, respectivamente, 1/2, 2,5 e 5/6. Se cada um bater um único pênalti, determine a probabilidade de todos errarem.


51) Numa bolsa temos cinco moedas de R$ 1,00 e quatro de R$ 0,50. Qual a probabilidade de, ao retirarmos duas moedas, obtermos R$ 1,50?

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

52) Uma urna I contém uma bola vermelha e duas brancas. A urna II contém duas bolas vermelhas e uma branca. Tiramos aleatoriamente uma bola da urna I, colocamos na urna II e misturamos. Em seguida, tiramos aleatoriamente uma bola da urna II. Qual é a probabilidade de tirarmos uma bola branca da urna II?

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

53) A probabilidade de um aluno X resolver este problema é 3/5 e a do aluno Y é 4/7. Qual a probabilidade de que o problema seja resolvido?


54) No lançamento de um dado, qual a probabilidade de sair o número 5 ou um número par?


55) Um número é escolhido ao acaso no conjunto {1, 2, 3, ..., 20}. Verifique se são independentes os eventos:

a) X: o número é múltiplo de 3 e Y: o número é par.

b) M: o número é primo e N: o número é ímpar.


56) (FGV) Cada dia em que uma pessoa joga numa loteria, ela tem uma probabilidade de ganhar igual a 1/1000, independentemente dos resultados anteriores. 

a) Se ela jogar 30 dias, qual a probabilidade de ganhar ao menos uma vez? b) Qual o número mínimo de dias em que ela deverá jogar para que a probabilidade de que ela ganhe ao menos uma vez seja maior do que 0,3%?

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

57) Sejam dois eventos quaisquer A e B contidos em um espaço amostral Ω de modo que P(A) = 0,3 e P(B) = 0,5. Determine os maiores e menores valores possíveis para P(A ∩ B) e P(A U B). Represente cada uma das quatro situações com um diagrama.

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

58) Sejam dois eventos quaisquer A e B contidos em um espaço amostral   de modo que P(A) = 0,75 e P(B) = 0,25. Determine os maiores e menores valores possíveis para P(A ∩ B) e P(A U B). Represente cada uma das quatro situações com um diagrama.

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

59) Sejam dois eventos quaisquer A e B contidos em um espaço amostral   de modo que P(A) = 0,8 e P(B) = 0,6. Determine os maiores e menores valores possíveis para P(A ∩ B) e P(A U B).  Represente cada uma das quatro situações com um diagrama.

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

60) (ENEM) Rafael mora no Centro de uma cidade e decidiu se mudar, por recomendações médicas, para uma das regiões: Rural, Comercial, Residencial Urbano ou Residencial Suburbano. A principal recomendação médica foi com as temperaturas das “ilhas de calor” da região, que deveriam ser inferiores a 31ºC. Tais temperaturas são apresentadas no gráfico:

figura exercício 60

Escolhendo, aleatoriamente, uma das outras regiões para morar, a probabilidade de ele escolher uma região que seja adequada às recomendações médicas é

a) 1/5

b) 1/4

c) 2/5

d) 3/5

e) 3/4

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

61) (FUVEST) Um dado cúbico, não viciado, com faces numeradas de 1 a 6, é lançado três vezes. Em cada lançamento, anota-se o número obtido na face superior do dado, formando-se uma sequência (a, b, c). Qual é a probabilidade de que b seja sucessor de a ou que c seja sucessor de b?

a) 4/27

b) 11/54

c) 7/27

d) 10/27

e) 23/54

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

62) (CESGRANRIO) Joga-se N vezes um dado comum, de seis faces, não viciado, até que se obtenha 6 pela primeira vez. A probabilidade de que N seja menor do que 4 é

a) 150/216

b) 91/216

c) 75/216

d) 55/216

e) 25/216

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

63) (UFMG) Em uma mesa, estão espalhados 50 pares de cartas. As duas cartas de cada par são iguais e cartas de pares distintos são diferentes. Suponha que duas dessas cartas são retiradas da mesa ao acaso. Então, é CORRETO afirmar que a probabilidade de essas duas cartas serem iguais é

a) 1/100

b) 1/99

c) 1/50

d) 1/49

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

64) (FGV) Uma urna contém cinco bolas numeradas com 1, 2, 3, 4 e 5. Sorteando-se ao acaso, e com reposição, três bolas, os números obtidos são representados por x, y e z . A probabilidade de que xy + z seja um número par é de 

a) 47/125

b) 2/5

c) 59/125

d) 64/125

e) 3/5

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

65) (PUCCAMP) Numa certa população são daltônicos 5% do total de homens e 0,05% do total de mulheres. Sorteando-se ao acaso um casal dessa população, a probabilidade de ambos serem daltônicos é

a) 1/1.000.

b) 1/10.000.

c) 1/20.000.

d) 1/30.000.

e) 1/40.000.

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

66) (MACKENZIE) Num conjunto de 8 pessoas, 5 usam óculos. Escolhidas ao acaso duas pessoas do conjunto, a probabilidade de somente uma delas usar óculos é:

a) 15/28

b) 15/56

c) 8/28

d) 5/56

e) 3/28

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

67) (CESGRANRIO) Em uma determinada região, constatou-se que 

  • 25% das pessoas não praticam atividade física.
  • 25% das pessoas são do sexo feminino e praticam atividade física.
  • 15% das pessoas que não praticam atividade física são do sexo masculino.

Seleciona-se aleatoriamente uma pessoa dessa população.A probabilidade de que seja do sexo masculino ou que não pratique exercício físico é de

a) 15%

b) 25%

c) 72,5%

d) 75%

e) 90%

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

68) (FMP-RS) Dois professores corrigem a prova de redação de um concurso público. O professor A corrige o dobro de provas do que o professor B. Sabe-se que 60% das provas corrigidas pelo professor A tiveram nota superior a 7, enquanto apenas 20% das provas corrigidas pelo professor B tiveram nota superior a 7. Se um candidato teve conceito não superior a 7, a probabilidade de sua prova ter sido corrigida pelo professor A é:

a) 0,85571.

b) 0,75000.

c) 0,33333.

d) 0,50000.

e) 0,25000.

Clique aqui para assistir a vídeo aula com a resolução do exercício anterior.

Clique aqui para fazer download dos slides da vídeo aula em formato PDF.

Respostas dos Exercícios

1. a) 1/6    b) 1/3    c) 1/3     d) 2/3    e) 1/2    f) 1/2    g) 1/2    h) 1/6    i) 0

2. a) 1/13    b) 12/13

3. 3/8

4. D

5. a) 1/6    b) 5/6    c) 1/9    d) 3/4    e) 1/2    f) 35/36    g) 0    h) 1/4

6. 1/2

7. 29%

8. 1/4

9. D

10. 1 ou 100%

11. D   

12. 1,445%

13. 1/54

14. x=1/2

15. a) 40%    b) 30%    c) 10%    d) 60%

16. A

17. 8/1365

18. 0,9    

19. 3/25

20. 1/6

21. 1/4

22. a) 4/5    b) 1/2    c) 9/10

23. a) 2/3    b) 1/3

24. B=1/3 e C=1/6

25. a) 4/7    b) 2/7    c) 1/7

26. p = 1/8

27. P(cara) = 6/7 = 0,8571

28. P(A) = 3/5    P(B) = 3/10    P(C) = 1/10

29. a) P(ímpar) = 1/4 e P(par) = 3/4    b) 5/12    c) 5/6

30. P(A) = 4/9    P(B) = 4/9    P(C) = 1/9

31. a) 3/14    b) 2/7    c) 3/8    d) 1/8

32. a) 4/35    b) 4/35    c) 4/25    d) 48/210

33. a) 11/28    b) 71/140    c) 1/10

34. a) 53/60    b) 7/60

35. C     

36. D

37. a) 0,20    b) 0,70                     

38. a) 1/24    b) 3/4

39. a) 1/20    b) 9/40    c) 31/40

40. a) 3/10   b) 2/5

41. a) 1/5    b) 11/15    c) 4/15    d) 2/15    e) 2/5

42. a) 1/1024    b) 1/1024    c) 0

43. 3/5

44. 4/11

45. a) 4/9    b) 4/9    c) 1/3

46. 0,352

47. 0,56                            

48. E

49. E        

50. 1/20

51. 5/9

52. 5/12

53. 29/35

54. 2/3

55. a) independentes    b) dependentes

56.

resposta exercício56

57.

figura - resposta exercício 57

58.

figura - resposta exercício 58

59.

figura - resposta exercício 59

60. E

61. C

62. B

63. B

64. C

65. E

66. A

67. D

68. D

Introdução à Probabilidade - Teoria e Exemplos Resolvidos

Para acessar a página contendo a parte teórica com exemplos resolvidos sobre Introdução à Probabilidade, clique no botão.

IR PARA TEORIA E EXEMPLOS 

DOWNLOAD
Apostila sobre Introdução à Probabilidade

Faça o download gratuito da apostila sobre Introdução à Probabilidade em formato PDF.

 Baixe Agora

 Você também pode se interessar por:

Distribuição de Probabilidades de Variáveis Aleatórias

Conceitos e definições de distribuições de probabilidades, valor esperado ou média de uma variável aleatória, variância e desvio padrão de uma variável aleatória, exemplos resolvidos e lista de exercícios

Distribuição Binomial

Ensaios de Bernoulli, conceitos de sucesso e fracasso, conceito e fórmula da distribuição Binomial, exemplos resolvidos e lista de exercícios

Distribuição Normal de Probabilidades

Conceitos e propriedades da distribuição Normal, padronização, distribuição Normal Padrão, tabela da Normal Padrão, exemplos resolvidos e lista de exercícios