Episódio 1
As pesquisas estatísticas são realizadas a partir de amostras, ou seja, uma parte da população de interesse. Dessa forma, a pesquisa tenta prever o comportamento da população a partir dos elementos entrevistados.
Geralmente as pesquisas apresentam os valores na forma de porcentagem. Esses valores são estimativas pontuais. A partir de cálculos, é determinada uma margem de erro da pesquisa.
Por exemplo, é muito comum as pesquisas de opinião terem uma margem de erro de 2%. Então, supondo que a pesquisa seja sobre eleições e que o candidato tenha obtido 30% das intenções de voto, é construído um intervalo de confiança utilizando-se a margem de erro. Nesse caso, deve-se pegar a estimativa pontual e somar e depois subtrair a margem de erro, ou seja: 30%-2% = 28% e 30%+2% = 32%. Dessa forma, cria-se um intervalo em que se espera encontrar o verdadeiro valor (valor populacional), que, no caso do exemplo, seria de 28% a 32%.
Quando se comparam dois intervalos, pode ocorrer a sobreposição dos seus valores indicando que, nesse caso, está ocorrendo um empate técnico. Empate técnico é um termo estatístico utilizado para dizer que não há como definir quem está na frente a partir da pesquisa realizada.
Todos esses termos, como estimativas pontuais, estimativas intervalares, intervalos de confiança, margem de erro e o empate técnico são explicados no vídeo 1 da série Estatística Prática.
Episódio 2
No segundo vídeo da série estatística prática, veremos a diferença entre votos válidos e votos totais. De forma simples, os votos totais incluem os votos brancos e nulos, enquanto que os votos válidos não incluem os votos em branco e nulos.
Os votos válidos são importantes porque são eles que devem ser considerados em um resultado de eleições para presidente, governador ou prefeito para determinar quem é o vencedor e se haverá ou não 2º turno.
No vídeo você aprenderá a calcular, na forma de porcentagem, os votos totais de cada candidato e os votos válidos para cada candidato.
Episódio 3
Muitos se perguntam: as pesquisas eleitorais acertam? As pesquisas para eleições erram?
Há aqueles que não acreditam ou não confiam nas pesquisas para eleições. Da mesma forma, há quem confie cegamente.
A verdade é que nem sempre as pesquisas acertam, mas também nem sempre erram.
Por mais que uma pesquisa seja bem realizada, erros são possíveis de ocorrerem. Muitas pesquisas para as eleições acabam por não conseguirem prever, com certa exatidão, os resultados das urnas. Porém, a maioria das pesquisas consegue prever o ranking dos resultados.
Nesse vídeo, discutiremos os resultados das eleições de 2018 para Presidente e para Governador do Estado de São Paulo e veremos quais resultados das pesquisas foram confirmados nas urnas e quais erraram. Faremos uma análise das últimas pesquisas do Ibope e do Datafolha no 1º turno das eleições de 2018 para presidente e para governador de São Paulo.
Photoshop - Curso COMPLETO e GRATUITO
Professor Guru é propriedade do Prof. Conrad Pinheiro.
Todos os direitos reservados - 2015 - 2022.